"É o indivíduo que não está interessado no seu semelhante quem tem as maiores dificuldades na vida e causa os maiores males aos outros. É entre tais indivíduos que se verificam todos os fracassos humanos."
Alfred Adler
Bom... só um detalhe, Adler: "As pessoas não estão interessadas em você, nem estão interessadas em mim. Estão interessadas nelas mesmas _ pela manhã, ao meio-dia e depois do jantar." E neste padrão eu também me incluo... Pode-se tentar algo diferente do estabelecido egoísmo?... Se for possível um padrão sincero de comportamento à parte de sentimentos feridos. O que pode fazer com que meu interesse pelo próximo se torne altruísta? Talvez apenas o meu próprio bem estar advindo disso... então voltamos a estaca zero? Se o egoísmo é instinto, prá se tornar instinto precisou percorrer caminhos que se tornaram perpetuados. Seria esse o caminho a ser trilhado pelo sentimento altruísta? Penso que sim... pois agora isso é possível pela inteligência que nos foi "doada"! Podemos moldar hábitos prá se tornarem instintos... mas quanto tempo isso leva? Talvez o resultado aprazível de uma ação a princípio forçada pela disciplina nos faça apreciar um caminho alternativo na evolução, assim tornando-se o bem, um instinto!
Rosani Seitenfus
Um comentário:
bom...só um detalhe, a dler....olha mais atenta e seu redor...que tem gente interesado em voce...abra um pouco sua guarda..olhe ao redor e voce vai descobrir que tem muita gente preocupada com voce..as vezes de tão proxima não enxergamos as vezes nem as conhecemos mas estão lá...fazendo ou tentando fazer a diferença...a pessoas que estuda pra ser medico pra ajudar aos outros...a pessoas que vira bombeiro só para ajudar...o poetas como voce que escreve só para melhorar o dia a dia das pessoas qua não conhece....gostar dos outros sem se importar com as pessoas que se quer conhecemos...não te conheço voce não me conhece..mas me importo com voce.......
Postar um comentário