terça-feira, julho 31, 2007

Trilhas

"É o indivíduo que não está interessado no seu semelhante quem tem as maiores dificuldades na vida e causa os maiores males aos outros. É entre tais indivíduos que se verificam todos os fracassos humanos."
Alfred Adler


Bom... só um detalhe, Adler: "As pessoas não estão interessadas em você, nem estão interessadas em mim. Estão interessadas nelas mesmas _ pela manhã, ao meio-dia e depois do jantar." E neste padrão eu também me incluo... Pode-se tentar algo diferente do estabelecido egoísmo?... Se for possível um padrão sincero de comportamento à parte de sentimentos feridos. O que pode fazer com que meu interesse pelo próximo se torne altruísta? Talvez apenas o meu próprio bem estar advindo disso... então voltamos a estaca zero? Se o egoísmo é instinto, prá se tornar instinto precisou percorrer caminhos que se tornaram perpetuados. Seria esse o caminho a ser trilhado pelo sentimento altruísta? Penso que sim... pois agora isso é possível pela inteligência que nos foi "doada"! Podemos moldar hábitos prá se tornarem instintos... mas quanto tempo isso leva? Talvez o resultado aprazível de uma ação a princípio forçada pela disciplina nos faça apreciar um caminho alternativo na evolução, assim tornando-se o bem, um instinto!
Rosani Seitenfus

Um comentário:

Unknown disse...

bom...só um detalhe, a dler....olha mais atenta e seu redor...que tem gente interesado em voce...abra um pouco sua guarda..olhe ao redor e voce vai descobrir que tem muita gente preocupada com voce..as vezes de tão proxima não enxergamos as vezes nem as conhecemos mas estão lá...fazendo ou tentando fazer a diferença...a pessoas que estuda pra ser medico pra ajudar aos outros...a pessoas que vira bombeiro só para ajudar...o poetas como voce que escreve só para melhorar o dia a dia das pessoas qua não conhece....gostar dos outros sem se importar com as pessoas que se quer conhecemos...não te conheço voce não me conhece..mas me importo com voce.......