quarta-feira, abril 29, 2009

... sobre fé e ateísmo!

Hoje estava lendo um artigo de Sam Harris sobre Os 10 mitos - e 10 verdades sobre o ateísmo e percebi que apesar de crer num Deus criador, concordei com várias colocações e discordei de outras por achar ali uma tendência a generalizar o contexto da fé.
Diz ele: " Nada impede um ateu de experimentar o amor, o êxtase, o arrebatamento e o temor; ateus podem valorizar estas experiências e buscá-las regularmente. O que os ateus não tendem a fazer são afirmações injustificadas (e injustificáveis) sobre a natureza da realidade com base em tais experiências. Não há dúvida de que alguns cristãos mudaram suas vidas para melhor ao ler a Bíblia e rezar para Jesus. O que isso prova? Que certas disciplinas de atenção e códigos de conduta podem ter um efeito profundo na mente humana. Tais experiências provam que Jesus é o único salvador da humanidade? Nem mesmo remotamente – porque hindus, budistas, muçulmanos e até mesmo ateus vivenciam experiências similares regularmente.
Não há, na verdade, um único cristão na Terra que possa estar certo de que Jesus sequer usava uma barba, muito menos de que ele nasceu de uma virgem ou ressuscitou dos mortos. Este não é o tipo de alegação que experiências espirituais possam provar."
Em primeiro lugar acho que ter uma experiência de um êxtase religioso e continuar dizendo que se é ateu, fica um tanto abstrato e sem coerência... (mas eu sou "crente", então... rs)

A questão de Jesus vejo como o seguinte: Podemos Vê-lo de forma literal ou intangível, tanto faz... isso não tira a evidência da experiência de fé. Porém, a Salvação em Jesus Cristo vejo como se Ele fosse o protótipo de uma nova humanidade (tirei essa idéia na BJ). Todo esse mistério de Cristo guarda uma realidade ainda a ser descoberta pela própria ciência. Creio que geneticamente ele representa o ápice, digamos assim... o 100% do aproveitamento do DNA humano, que em resumo está em todos nós. E assim, também todo o ser humano que pisará neste planeta pode Conhecê-LO e de alguma forma ser salvo por Ele, estar nEle, ressurgir NEle, ser NEle... É mais ou menos essa idéia que tenho... O que os ateus não entendem é que a palavra salvação tem outra conotação. Salvação no âmbito da fé, não é apenas mudar de atitude em relação a vida, ainda que isto resulte, nesta dimensão, uma boa colheita. O mistério da salvação vai além do horizonte dos cinco sentidos... e esta experiência espiritual de salvação é algo que só discernimos de maneira espiritual. É um testemunho interno de contrição. Após esta experiência somos obrigados a rever muitos conceitos de rebeldia humana.

Um comentário:

Lua Muller disse...

Sobre fé e ateísmo....
Interessante se falar disso... num mundo onde muitos sequer querem um compromisso com nada... Eu creio em muitas coisas e isso não me torna menos racional que os ateístas... A difereça está no como eu me coloco no mundo através das coisas em que eu creio... Esse mundo classifica cada um não pelo que se é, mas pelo que se parece ser... Então muitas pessoas deixam de ter uma crença para não ser classificado de "bobo" ou outras coisas do tipo... Eu prefiro continuar tendo no que acreditar e que se danem os esteriótipos!
Adorei o blog! Avisa qndo atualizar d novo... Beijão!