quinta-feira, julho 27, 2006

Cinismo!!!!

Esta palavra é um ótimo exemplo de como o tempo, a cultura, as interpretações diferentes e por fim o costume, podem gerar novos significados distorcidos para um termo... pois, cinismo, originalmente, representa uma corrente filosófica fundada por um discípulo de Sócrates, Antístenes de Atenas, em 400 a. C. Filosofia que tem por objetivo dizer que nada externo à própria pessoa, pode trazer a felicidade, uma vez obtida, nunca mais poderia ser perdida. Hoje esta palavra adquiriu uma conotação de indiferença e insensibilidade para com o sofrimento alheio...e por isso deu as pessoas um significado tão repulsivo e distante da sua origem.
O maior representante desta corrente filosófica, Diógenes de Sínope, discípulo de Antístenes, morava dentre de um barril, possuía apenas uma túnica, um cajado e uma sacola de pão. Quando perguntado por Alexandre Magno sobre o que poderia fazer por ele, disse uma frase maravilhosa e que definia bem sua prática filosófica: _Desejo apenas que te afastes do meu Sol. (...rsrs... Não é maravilhoso?) _ Claro! Certamente, Alexandre estava entre ele e o seu barril e o sol, projetando uma incômoda sombra! rsrs...Julgou tudo supérfluo.
O cristianismo por sua vez tomou emprestado algumas das nuances destas correntes filósicas. Hoje relembrando as leituras dos monges do deserto, que abdicavam de tudo para viver o ascetismo, apesar de haver diferenças quanto ao impor-se o sofrimento como vitória sobre as paixões humanas que "geram sofrimento" pode-se perceber que o espírito humano busca interminantemente respostas e o ponto de equilíbrio entre a dor e o prazer.

Nenhum comentário: